[Resenha] Um Dia - David Nicholls

Olá, meus caros, estou de volta com as resenhas, e o livro escolhido de hoje é o belo romance Um Dia.

 "Um  dia começa como qualquer outra história de amor, dois jovens que estão no último do ensino médio, ela a nerd, ele o mais popular da escola, depois da festa de formatura, ela, Emma, tem a sorte de ter Dexter no seu apartamento, ou melhor, no seu quarto, melhor ainda, na sua cama, eles ficam e no dia seguinte cada um segue o seu caminho apenas com as lembranças guardadas, porem, o destino, ou as escolhas que eles tomam, acaba fazendo com que eles se encontrem exatamente na mesma data, um ano seguinte, e no outro ano, e nos anos posteriores, então os encontros são contados, ano após ano, até mostrar como está a vida deles 20 anos depois daquele dia chuvoso de formatura. O rumo que suas decisões os levaram, e se o sentimento que eles mantinham continua sendo cativado."

Esse é um livro totalmente diferente do normal, que não conta dia a dia de Emma e Dexter, nem começa com o romance todo pronto, é uma história que mostra os desafios de se amar alguém, e o que acontece durante o percurso percorrido até o "Felizes para Sempre". Mostra como os relacionamentos verdadeiramente são. Ao mesmo tempo que é inovador, One Day, se torna um pouco clichê em relação a história e personalidade dos personagens, sendo a Emma: aquela menina tímida, nerd, apaixonada por livros, que usa óculos e que sempre quis ficar com o menino mais popular da escola, que é o Dexter: Jogador de futebol, que pretende entrar na faculdade com o mesmo, só quer saber de festa e nunca se quer olhou para Emma, até aquela noite, mas o que vamos percebendo ao longo da história é que, afinal, Dexter mesmo não reparando, reparou na Emma, e se impressionava com a forma como ela cortava o cabelo, como o respondia e como agia. Mas muitas vezes, fraco, deixou a fama e o dinheiro subir a cabeça e quase perde tudo o que realmente seria bom para ele. É incrível.
 

Ele explora muito sobre aquilo que pensamos ao ler um livro que conta a histórias de pessoas. E o depois? O que acontece quando algo acaba? Ou nos anos seguintes, que rumo o personagem toma ao fazer 30 ou 40 anos? E o livro responde a todas nossas perguntas...





Para quem ainda não sabe, um dia também foi adaptado para o cinema com a magnífica Anne Hathaway para interpretar Emma. Não imaginária pessoas diferente. 


Essa é a capa do livro depois de ir para o cinema:

A linguagem é totalmente interativa, daquelas que o faz ler o livro em uma semana, sem nem perceber. Sem contar que percebemos a química que os atores tem. Fizeram um trabalho incrível, e é totalmente fiel ao livro.













Para quem quiser assistir ao Trailer...
*Ah, não posso esquecer de dizer que o filme se passa, principalmente, no século XX, então é aquelas roupas mais retrô de 1988, as músicas também. 
*Ah, e compre lencinhos por favor. Muitas e Muitas caixas.



"[...] Viver cada dia como se fosse o último. - Esse era o conselho convencional, mas na verdade quem tinha energia para isso? E se chovesse ou você estivesse de mau humor? Simplesmente não era prático. Era bem melhor tentar ser boa, corajosa, audaciosa e se esforçar para fazer a diferença. Não exatamente mudar o mundo, mas um pouquinho ao redor. Seguir em frente, com paixão e uma máquina de escrever elétrica e trabalhar duro em... alguma coisa. Mudar a vida das pessoas através da arte, talvez. Alegrar os amigos, permanecer fiel aos próprios princípios, viver com paixão, bem e plenamente. Experimentar coisas novas. Amar e ser amada se houver oportunidade."
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário